Realize o Diagnóstico e Tratamento do TDAH em Adultos
Realize o diagnóstico e tratamento profissional para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos
Benefícios em tratar o TDAH
Maximize Seu Potencial
Recupere o Controle
Viva com Confiança
Construa Relações Sólidas
Quais são os sintomas de TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas: Desatenção e Hiperatividade-impulsividade.
O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Não permita que o TDAH continue a afetar sua jornada
Dê o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e significativa. Entre em contato conosco hoje para iniciar sua jornada para o sucesso com o TDAH. Juntos, podemos enfrentar o desafio e celebrar suas conquistas.
Quais são as causas do TDAH?
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).
Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões.
A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais freqüente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial).
Não existe controvérsia sobre a existência do TDAH. Existe inclusive um Consenso Internacional publicado pelos mais renomados médicos e psicólogos de todo o mundo a este respeito. Consenso é uma publicação científica realizada após extensos debates entre pesquisadores de todo o mundo, incluindo aqueles que não pertencem a um mesmo grupo ou instituição e não compartilham necessariamente as mesmas idéias sobre todos os aspectos de um transtorno.
Sobre a Dra Paula Dieckmann
Sou médica neurologista (CRM-SP 139.191) do corpo clínico multiprofissional da Clínica Dieckmann e neurologista colaboradora do ambulatório de TDAH adultos da Universidade Federal de São Paulo. Trabalho também como colaboradora no TEAMM que é um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA), ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com foco na assistência, ensino e pesquisa. Lá é um centro gratuito, onde fazemos avaliação multidisciplinar diagnóstica de casos suspeitos de TEA e grupos terapêuticos com objetivos específicos.
Já atuei como médica do Pronto Atendimento de Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein do setor de Urgências e Emergências. Fui médica do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Fui também médica do Pronto Atendimento de Clínica Médica do Núcleo Atenção a Saúde Funcionário da UNIFESP (NASF) e instrutora de Semiologia Neurológica da Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Ministrei aulas da Pós-Graduação do curso de Medicina de Urgência e Emergência do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e sou Autora do Livro “Farmacogenética na Psiquiatria – Entendendo os princípios e a aplicabilidade clínica”.
Agende sua consulta
Envie sua mensagem solicitando sua consulta, ou se preferir use o Doctoralia ou WhatsApp
Tratamento de TEA em Adultos
Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa se comunica e interage com outras pessoas, bem como como ela processa informações sensoriais. As pessoas com autismo podem ter dificuldades para se comunicar e interagir socialmente, podem ter comportamentos repetitivos ou interesses restritos, e podem ter dificuldade em processar estímulos sensoriais de maneira típica.
- Dificuldade em se comunicar e interagir socialmente
- Comportamentos repetitivos ou interesses restritos
- Dificuldade em processar estímulos sensoriais de maneira típica
- Dificuldade em entender as expectativas sociais e as regras do comportamento
- Dificuldade em se adaptar a mudanças no ambiente ou rotina
Se você ou alguém que você conhece tem estas características e isso lhe gera sofrimento, é importante procurar um profissional de saúde qualificado para avaliar se isso se encaixa como um transtorno do desenvolvimento ou buscar outros possíveis diagnósticos. O tratamento do autismo em adultos pode incluir terapias cognitivo-comportamentais, terapias ocupacionais e terapias de comunicação, bem como medicamentos para gerenciar sintomas relacionados.
Agende sua consulta
Envie sua mensagem solicitando sua consulta, ou se preferir use o Doctoralia ou WhatsApp